Senhor, não me deixe dormir!

Ziel Machado
20/5/2019
Devocional

"A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. Mateus 26. 37-40

Momento crucial na vida de Jesus. Ele se afasta para orar, pede por companhia e pede que os discípulos orem com ele. Os discípulos dormiram enquanto Jesus orava e lutava com as dores daquele momento. Jesus os repreendeu mas voltou a acontecer, uma e outra vez.

Enquanto orava, Jesus discernia a vontade do Pai para aquele momento, colocava o seu coração, sentimentos e tudo mais, em harmonia com a vontade do Pai. Seus discípulos, dormiam. No momento crítico, Jesus e os discípulos tiveram atitudes bem diferentes, o que orou discerniu a vontade de Deus e agiu em sintonia com a vontade do Pai. Os que dormiram tentaram, com seus próprios recursos e maneiras, resolver a situação.

Vamos passar, ou estamos passando, por períodos bem críticos. Nestas horas precisamos discernir a vontade do Pai, pois somente nela encontramos descanso. Quando isso não acontece, como os discípulos, vamos tentar resolver a situação com base em nossas próprias soluções, com base em nossa própria força. Estaremos angustiados, sem descanso, perturbados e, perigosamente, com uma "espada nas mãos".

No meio da tormenta, vigie, ore para não cair em tentação. Não se pode dormir quando o que se busca é discernir. É a oração que nos permite sintonizar o coração e descansar, de forma confiante, na vontade do Pai.