O que fazemos

Currículo Invisível do Seminário

O tripé do Seminário: TEOLOGIA-ESPIRITUALIDADE-MISSÃO

Temos convicção da importância do estudo da teologia fundamentada na Bíblia, porém ela deve estar intimamente ligada à espiritualidade e desembocar na missão, ou seja, as aulas aliadas à troca de experiências, devem trazer fundamentação bíblica, levar o aluno a buscar mais a Deus e desafiá-lo a ser um sinal do Reino na sociedade.

Alunos

Procuramos oferecer ao candidato um tratamento diferenciado desde o seu primeiro contato com a escola, na conversa e orientação durante a entrevista de ingresso (alinhando seus objetivos com os propostos pela escola), durante o curso no acompanhamento de seu crescimento e ajuda na gestão das disciplinas, bem como no acompanhamento pelos professores e equipe para questões de ordem pessoal. O canal de comunicação é sempre aberto e receptivo, num ambiente onde o aluno possa sentir liberdade para compartilhar e receber apoio, conselho e orações.

No acompanhamento do aluno, percebemos que alguns apresentam dificuldade financeira e, para ajudá-los, o Seminário criou o programa de permuta e o programa de monitoria.

Programa de Permuta

O aluno separa tempo para desempenhar algum serviço na escola e em troca ele recebe desconto em sua mensalidade.

Programa de Monitoria

O aluno que anteriormente já tenha sido bem aprovado na disciplina pode se inscrever para o programa. O monitor acompanha o professor e ajuda-o em algumas tarefas específicas. No final do semestre ele é avaliado para receber desconto em outra disciplina do semestre seguinte.. A escolha do monitor, quando mais de um inscrito, é feita a partir do aluno que tiver maior dificuldade financeira.

Desafios futuros e motivos de oração:

1) Organização de acampamentos para aproximar os alunos dos professores e equipes.

2) Buscar parcerias para levantar um fundo de bolsas de estudos para alunos que tenham necessidades.

Professores

Os professores do Seminário devem ter uma vida condizente aos seus ensinamentos. Eles são desafiados em todas as reuniões pedagógicas semestrais a oferecerem não só conteúdo teológico de qualidade, mas serem também facilitadores na aprendizagem dos alunos, e exemplos de piedade e submissão a Deus. 

Desafios futuros e motivos de oração: 

1) Organizar um café dos professores de forma semestral para discutir questões teológicas pertinentes e constantes reformulações no currículo dos cursos.

2) Organizar um programa de educação contínua dos professores com intercâmbio de outras Instituições.

Espaço físico

Para proporcionar momentos de comunhão e espiritualidade, o Seminário desenvolveu espaços como sala de oração e ambientes com mesas e cadeiras onde alunos possam interagir. Além disso, procuramos equipar da melhor maneira, as salas de aula na instalação de Tv´s e equipamentos adequados.

Desafios futuros e motivos de oração: 

1) Mudança no layout do espaço da Secretaria e entrada dos alunos visando aproximar fisicamente a equipe dos alunos.

2) Reformulação das salas para os professores para que possam se preparar da melhor para as aulas.

3) Projeto de Cantina e Livraria.

4) Melhorias nas áreas comuns.

Equipe

A equipe do Seminário tem o desafio de servir a Deus e os irmãos como bons profissionais mas também compreendendo tudo isso como ministério designado por Deus. Para não perdermos esse foco, a equipe se reúne quinzenalmente para compartilhar, interceder e alinhar as tarefas.

Desafios futuros e motivos de oração:

1) Organizar melhor o novo sistema da Secretaria e simplificar os processos.

2) Ampliar a equipe e melhorar a divisão de tarefas para que ninguém saia sobrecarregado.

Oportunidade de Servir

Os alunos tem oportunidade de servir em ministérios de treinamento de liderança local em regiões mais carentes. Confira na aba de projetos.

Desafios futuros e motivos de oração:

1) Organizar novas parcerias e locais diferentes.

Equipe no projeto Vale do Ribeira em parceria com MCC