Declaração de fé

  • Cremos que as Escrituras do Antigo e do Novo Testamento são inspiradas por Deus, e constituem a autoridade suprema em questões de fé e prática.

  • Cremos em um só Deus, subsistindo eternamente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

  • Cremos que Jesus Cristo foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus, o Filho eterno que se fez carne.

  • Cremos que Jesus Cristo sofreu, foi crucificado e morreu por nossos pecados, a fim de oferecer a Deus Pai o sacrifício único, suficiente e definitivo em favor da humanidade, satisfazendo, dessa forma, as exigências da justiça divina e possibilitando um novo relacionamento com Deus.

  • Cremos na ressurreição corporal e pessoal de Jesus Cristo, em sua ascensão à direita de Deus Pai, recebendo toda a autoridade sobre céus e terra, na sua mediação e intercessão por todos os que creem.

  • Cremos que Jesus Cristo voltará em glória para julgar vivos e mortos, concedendo ressurreição do corpo e vida eterna aos justos/justificados, e condenação e castigo eterno aos injustos.

  • Cremos que o Espírito Santo é o Consolador/Conselheiro, enviado pelo Pai e pelo Filho para habitar, guiar e capacitar o crente para o testemunho e o serviço de Jesus Cristo.

  • Cremos que o ser humano, homem e mulher, criado à imagem de Deus, se rebelou contra Deus; que essa rebelião trouxe como consequência o pecado e a condenação à morte de toda humanidade e a decadência da natureza criada. Cremos que o ser humano, por si mesmo, nada pode fazer para mudar sua própria condição e esse estado de coisas.

  • Cremos que o ser humano pode ser resgatado de sua condição caída somente pela livre-iniciativa de Deus, em Sua graça anunciada no Evangelho de Cristo, ao reconhecer que Deus agiu redentoramente na morte e ressurreição de Jesus Cristo, recebendo assim, pela fé, o perdão de seus pecados.

  • Cremos que todos os que creem em Cristo constituem a Igreja, a comunidade de Jesus Cristo, formando o novo povo de Deus, uma nova humanidade/criação; que são permanentemente habitados pelo Espírito Santo e por Ele habilitados com dons e serviço, para o testemunho eficaz de Jesus Cristo no mundo.

  • Cremos que todos os que creem em Cristo serão ressuscitados dentre os mortos, corporal e pessoalmente, na vinda de Cristo, e reinarão com Ele nos novos céus e nova terra.

Vivemos tempos em que a espiritualidade sadia – regada com sólida teologia, piedade e realidade – tem sido negligenciada. É necessário vencer a tentação do imediatismo e os perigos da superficialidade. No Seminário Servo de Cristo encontramos pessoas e ferramentas que nos ajudam a desenvolver uma espiritualidade assim. Não há atalhos. Mas há escolhas.
Luiz Fernando Arêas