Que palavras você usaria para descrever Deus?

Luiz Fernando Areas
24/7/2020
Devocional

Leia Salmo 18.1-3

Se há alguém com quem podemos aprender sobre louvor e adoração na Palavra de Deus é Davi. Praticamente metade dos cento e cinquenta salmos levam seu nome.

Pastor de ovelhas, poeta, guerreiro, rei. Tendo exercido atribuições aparentemente incompatíveis, esse era o homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22), com o coração pronto para adorar e pronto para guerrear, se preciso fosse.

O salmo 18 marca o fim de uma das fases mais complicadas da vida desse homem. Embora Deus tenha mandado Samuel para ungi-lo rei de Israel, Davi viveu um bom tempo se escondendo de Saul, que tentou matá-lo diversas vezes. Foram anos fugindo, com a cabeça a prêmio, sem lar, tendo que se abrigar em desertos, cavernas e até mesmo entre os inimigos filisteus. Longe da família, do amigo Jônatas, apesar de tudo, ele jamais esteve só. Deus estava com ele, derramando luz nas suas noites escuras:

Manténs acesa minha lâmpada;

o SENHOR, meu Deus, ilumina minha escuridão.

(Salmo 18.28)

Note a profusão de termos que Davi usa para descrever o Senhor, somente nos dois primeiros versos.

1 Eu te amo, SENHOR; tu és minha força.

2 O SENHOR é minha rocha, minha fortaleza

e meu libertador;

meu Deus é meu rochedo,

em quem encontro proteção.

Ele é meu escudo, o poder que me salva

e meu lugar seguro.

(Salmo 18.1,2)

Mais do que um poema comovente, essas declarações demonstram as qualidades divinas  que o poeta pôde experimentar de Deus nos momentos mais difíceis. Não é por acaso que as primeira frase do salmo é: "Eu te amo, Senhor".

O Senhor se tornara sua força, rocha, fortaleza, libertador; seu Deus, rochedo, protetor, escudo e o poder que o salvou nesses tempos difíceis. Parece que faltaram palavras a Davi para descrever o que Deus significava para ele. Veja também quantas vezes ele usa o pronome possessivo "meu", "minha". Isso é mais que poesia. É o retrato da intimidade com o Senhor.

Se você fosse escrever um salmo, aliás, um excelente exercício, que palavras usaria para descrever quem Deus é e tem sido em sua vida?

Que o salmo 18 nos inspire a cultivarmos um relacionamento afetivo de confiança com Deus, a ponto de dizermos:

O SENHOR vive! Louvada seja minha Rocha!

Exaltado seja o Deus de minha salvação!  

(Salmo 18.46)

Se faltarem a você palavras para se expressar com o Altíssimo, recorra ao tesouro dos salmos.

"Você encontra descritos [nos Salmos]

todos os movimentos da sua alma,

todas as suas mudanças, seus altos e baixos,

seus fracassos e restaurações."

Atanásio, 296-373