Quais palavras, diante da finitude?

Ziel Machado
16/9/2019
Devocional

Numa visita pastoral, em uma UTI, não confio em minhas jovens palavras. Neste momento prefiro dar voz às palavras antigas, a Palavra Criadora, a Palavra que Salva, a Palavra Eterna. Me aproximo do leito, em tom baixo de voz, leio o Salmo de forma pausada. Deixo que as palavras antigas tomem pela mão o coração abatido pela dor, temeroso diante da consciência de finitude. Confio que..."a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas." Hebreus 4.12

Empresto então minha voz à Palavra, minha respiração ao Sopro Divino e, de forma suave, recito: "Ó Eterno, meu pastor!" Algumas vezes ouço um sussurro em resposta que diz: "obrigado". Outras vezes diz: "amém". Algumas vezes não tenho um som, apenas uma lágrima, como resposta a palavra acolhida.

Em uma semana, estive três vezes numa UTI, testemunhei algumas partidas, ouvi gemidos e lamentos. O que posso dizer neste início de semana? A vida é algo frágil, trate- a com a devida reverência, permita que a Palavra Antiga, a Palavra Eterna o/a conduza pela mão.

Uma boa, santa e sábia semana.