Mais que palavras

Luiz Fernando Areas
4/9/2020
Devocional

Leia Tiago 1:19 - 27

Um dos aspectos mais fascinantes da Bíblia é que ela tem mensagens de todos os tipos. Cerca de sessenta autores, de culturas,posição social e tempos diferentes, foram usados por Deus para a produção da Escritura.

Há momentos em que precisamos ser acolhidos com palavras carinhosas, mas também há aqueles em que precisamos ser confrontado sem nossas vidas. Tiago é especialista nessa última forma. Se Tiago falava como escrevia, seus amigos podiam esperar dele clareza e assertividade em suas conversas. Sem preâmbulos ou rodeios, suas palavras são contundentes e vão direto ao ponto.

A questão principal que ele aborda em sua carta é ada religiosidade falsa, aquela que tem aparência sem essência. Da fé vazia, que tem performance sem atitude. Da hipocrisia, que tem expressão exterior sem vida interior. Por isso, ele exorta seus leitores a irem além do ouvir a palavra de Deus, a colocarem-na em prática.

O mundo está cheio de pessoas que vão semanalmente a igrejas, mas não vivem aquilo que ouviram. Agora, escrevi como Tiago...

Olhando para os cristãos de seu tempo, o filósofo ateu Friedrich Nietzsche (1844-1900), outro contundente com as palavras, fez a seguinte crítica:

"Vocês cristãos me dão enjoo! Porque vocês,redimidos, não parecem que são redimidos." Nietzsche

Tiago afirma que para se cultivar a verdadeira religião, a espiritualidade saudável, alguns passos são necessários:

É preciso ouvir a palavra (v. 19). Devemos “digerir”, “processar” a palavra, deixar que ela ecoe dentro de nós. Deus nos deu uma boca e dois ouvidos. Mas, apesar dessa proporção, normalmente falamos muito mais e ouvimos menos do que deveríamos.

É preciso receber a palavra de Deus da maneira certa (v. 21). Devemos aceitar humildemente a palavra que nos foi implantada no coração, e essa aceitação implica em mudança de vida, “na remoção de toda impureza e maldade”.

 

É preciso colocar a palavra em prática(v. 22-24). Jesus disse no fim do Sermão do Monte, que aquele que ouve suas palavras e as pratica, é sábio, constrói sua casa sobre a rocha. Porém, muitos que estavam ali, que ouviram o famoso Sermão diretamente da fonte, não praticaram suas palavras, construíram a casa na areia, e ela caiu!

 

É preciso dominar a língua (v. 26). Se seguirmos todo esse processo, ouvirmos apalavra, a acolhermos da maneira correta e colocá-la em prática, o resultado será uma língua dominada, outro assunto tratado por Tiago.

 

A religião pura e verdadeira resulta em boas ações sociais e vida íntegra, abençoando o mundo sem se corromper por ele.

Eu e você precisamos ler Tiago com frequência e praticar seus ensinos. Caso contrário, endossaremos as palavras de Mahatma Gandhi (1869-1948):

“Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês sequer começaram a viver segundo os ensinos dele.” Gandhi