Espiritualidade na adolescência

Ana Lucia Bedicks
3/5/2021
Espiritualidade
Pais e Filhos

A maioria das pessoas tem uma grande dificuldade para colocar as palavras “espiritualidade” e “adolescência” numa mesma frase e algumas chegam a pensar que essas palavras representam conceitos mutuamente excludentes. Entretanto isso é um grande equívoco que leva a igreja a perder uma tremenda oportunidade. 


A criança desenvolve sua fé com base nas crenças e valores de sua família e de sua comunidade da fé. Mas ao chegar na adolescência, esse desenvolvimento da fé se torna mais pessoal e os adolescentes começam a questionar a religião, crenças e valores. Os adolescentes começam a desenvolver o pensamento abstrato e isso os leva aos grandes questionamentos da humanidade como o significado da vida e as questões sobre Deus. Essa é a grande oportunidade para que os adultos da comunidade da fé promovam conversas sobre esses temas com eles.


Mesmo não estando conscientes disso, a grande verdade é que os adolescentes estão em busca de Deus. Um grande exemplo dessa busca são as Jornadas Mundiais da Juventude promovidas pela Igreja Católica ao redor do mundo e que em 2013 no Rio de Janeiro reuniu 3.700.000 pessoas, sendo a grande maioria adolescentes e jovens. Não estou sugerindo que as igrejas protestantes realizem eventos como esse, mas que considerem seriamente a grande oportunidade que tem de falar de Deus para essas faixas etárias.  


A adolescência é a fase do desenvolvimento humano onde há a formação da identidade e os estudiosos do desenvolvimento humano, como Erikson, Kegan e Kohlberg, tem estudado sobre o desenvolvimento da identidade em diferentes áreas como a emocional, a cognitiva, a psicológica e a sociológica. Entretanto não há muita pesquisa na dimensão espiritual, apesar da espiritualidade fazer parte do desenvolvimento da identidade e impactar todas as outras áreas envolvidas nesse processo. A religião e a fé proporcionam normas sociais e morais, além de experiências que podem influenciar na formação da identidade. 


Deus trabalha na vida de cada um de nós, inclusive na vida dos adolescentes. Não há como programar, planejar ou prever como e quando Deus irá trabalhar na vida de cada um. Cabe à igreja preparar, cuidar, mentorear e amar os adolescentes para que eles estejam preparados para o trabalho de Deus em suas vidas. Adolescentes podem ter a consciência do “eu” e experimentar a transcendência do “eu” no relacionamento com os outros e com Deus na comunidade da fé. Isso também os ajudará em outra importante tarefa da adolescência, que é o sentimento de pertencimento.   


Em um artigo sobre o desenvolvimento da espiritualidade na adolescência, a Dra. Nancy Going afirma que “Fé é um relacionamento vivo com Jesus.”(1). O ponto principal do seu artigo é mostrar que se a igreja continuar a abordar o desenvolvimento da fé apenas da perspectiva das teorias dos estágios de desenvolvimento, ela deixará escapar os aspectos do trabalho de Deus na vida dos adolescentes. Precisamos discutir a espiritualidade na adolescência a partir de uma reflexão teológica.   


Nosso objetivo no trabalho com os adolescentes na igreja é nos juntarmos à missão de Deus com os adolescentes para trazer transformação de vida e esperança.


Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Efésios 4:13-15


(1)  GOING, Nancy. The Way of Jesus: Adolescent Development as Theological Process (O Caminho de Jesus: Desenvolvimento Adolescente como um Processo Teoógico)  Journalof Youth Ministry (Jornal do Ministério de Adolescentes) Vol.9,n.2, Primavera 2011. ATLA Religion Database with ATLASerials, EBSCOhost. Acesso em 11 de Jul, 2017.