Educando nossos filhos para o compromisso missionário

Ziel Machado
14/5/2021
Pais e Filhos
Missões e Evangelismo
Testemunho

Eu tinha uns oito anos de idade e fui ter uma conversa séria com meu pai sobre o futuro. Ele estava sentado, lendo alguma coisa e eu o interrompi:

- Pai, posso falar contigo?

- Claro filho, sobre o que?

- Sobre o meu futuro?

- Sério que estás preocupado com isso?

- Decidi que serei um missionário (eu tinha acabado de ler o livro Heróis da Fé).

- Muito bem! Então vamos a primeira lição. Está vendo aquela caixa de sapatos? Sua primeira responsabilidade será, todos os sábados, limpar e engraxar cada par de sapato daquela caixa.

- Mas o que tem isso a ver com missões?

- Pode começar a engraxar. Enquanto você trabalha, eu te explico.

Meio contrariado, obedeci. Comecei a engraxar os sapatos. Enquanto isso papai começou a contar a história de Willian Carey (17 de agosto de 1761 – 9 de junho de 1834), um ministro batista (que nasceu 200 anos antes de mim), conhecido como o “pai das missões modernas”. Foi o fundador da Sociedade Batista Missionária de Londres, na Inglaterra. Como missionário na colônia dinamarquesa, Serampore, Índia, evangelizou e fundou escolas, traduziu a Bíblia para o bengali, sânscrito, e inúmeras outras línguas e dialetos. Na idade de 14 anos seu pai o levou para ser aprendiz de sapateiro.

Meu pai conclui a história assim: “é importante ter uma profissão meu filho, que te permita o sustento onde quer que esteja. Não sei para onde Deus vai te levar como missionário, pode ser que você precise se sustentar como alguém capaz de limpar e lustrar bem os sapatos. Procure fazer o melhor que puder, Deus vai ouvir este desejo do teu coração!”

Deus nos chama para lugares reais e não para lugares ideais. Portanto, qual é o lugar de nossa obediência? Que recursos temos em nossas mãos para torná-la possível?

Esta história marcou a minha vida profundamente. Apesar de minhas "fugas" deste discernimento que nasceu no meu coração infantil, Deus me conduziu para o compromisso missionário, onde investi 30 anos de minha vida. Uma longa jornada começa com um simples passo de obediência. Deus o abençoe e transforme a tua vida familiar no celeiro missionário.