A importância da aplicação do sermão

Jubal Gonçalves
15/10/2018
Homilética

A aplicação de sermão trata-se de um dos aspectos mais urgentes da pregação bíblica. O que torna um sermão exegético desinteressante é a falta de simplicidade do pregador, e a falta de cuidado em elaborar a aplicação do sermão, sob a oração:“Que Deus aplique sua Palavra em nosso coração”.

A pregação expositiva consiste na explanação e aplicação de uma passagem da Escritura. Sem explicação a pregação não é expositiva; sem aplicação não é pregação. A mensagem estará incompleta se o pregador não tiver o cuidado de elaborar cuidadosamente uma aplicação específica para o público à quem prega.

A relevância da mensagem bíblica é evidenciada através de uma boa aplicação. Podemos afirmar que a pregação não é meramente a proclamação da verdade, e sim a verdade aplicada. Com o mesmo esmero que o pregador extrai a mensagem genuína do texto bíblico, deve, também, tornar a mensagem aplicável a sua congregação, sem, contudo,adulterar o sentido original do texto.

A iluminação do Espírito Santo pode ser demonstrada na habilidade do pregador em aplicar as lições bíblicas às necessidades da sua congregação. O pregador necessita do Espírito tanto para interpretar o texto,quanto para aplicá-lo. Muitas pessoas desassociam a pregação bíblica da praticidade. No entanto, é incoerente falarmos de pregação bíblica sem fidelidade e praticidade. A pregação fiel das Escrituras consiste em não desassociar a mensagem original do autor da aplicação pertinente ao mundo contemporâneo.

Portanto é importante que o pregador conheça o texto sagrado, assim como a sua congregação, e se esmere espiritual e academicamente para ser instrumento de Deus na alimentação do rebanho, sendo preciso e claro na aplicação do sermão.