10 Perguntas para guiar o preparo do sermão

Adrien Bausells
5/7/2019
Homilética

As perguntas a seguir servem para dar foco e unidade ao sermão. Elas podem ajudar os pregadores a elaborarem mensagens relevantes e atuais para seus ouvintes. As seis primeiras perguntas levam os pregadores ao estudo profundo do texto bíblico em seu contexto histórico e contextual. Ao responde-las, os pregadores terão uma compreensão bíblico teológica sobre o texto bíblico com um foco teocêntrico. As últimas quatro perguntas ajudam os pregadores a pensar na aplicação mais profunda e contextualizada do texto.

1. Qual é o PROBLEMA revelado no texto bíblico ou em seu contexto?

Toda passagem bíblica, direta ou indiretamente, lança luz sobre aspectos da Condição Humana Caída, ou seja, o problema (1). Este problema diz respeito a falha humana em viver de acordo com a vontade de Deus, as consequências desta atitude, e os danos causados pelo pecado, tanto para o relacionamento do ser humano com o Deus, como para com toda a criação (2). A identificação do problema ajuda o pregador a entender a necessidade do texto bíblico. Declare o problema em uma frase clara e concisa.

2. Qual é a NECESSIDADE provocada por tal problema?

O problema provoca uma ansiedade humana ou comunitária. Esta necessidade gera uma expectativa de intervenção divina, uma necessidade de mudança e ou uma solução para o problema! A identificação desta necessidade torna o sermão relevante para os ouvintes. Declare a necessidade em uma frase clara e concisa.

3. Qual é a BOA NOVA apresentada no texto bíblico escolhido ou em seu contexto?

A Boa Nova é a ação graciosa de Deus em relação ao problema. Esta ação graciosa de Deus motiva e capacita seu povo para enfrentar o problema. A Boa Nova (Graça) pode ser identificada ao respondermos a seguinte pergunta: O que este texto revela (direta ou indiretamente) a respeito do que Deus (Pai, Filho e Espirito Santo) está fazendo em relação ao problema? (3). Declare a Boa Nova em uma frase na qual Deus (Pai/Filho/Espirito Santo) é o sujeito da oração.

4. Como esta BOA NOVA responde a NECESSIDADE no texto bíblico?

Como a necessidade identificada no texto bíblico é suprida pela ação graciosa de Deus? Reflita sobre a profundidade e abrangência do Boa Nova no contexto bíblico.

5. Como a BOA NOVA do texto bíblico se relaciona com o Evangelho?

A Boa Nova (Ação Graciosa de Deus) revela a Natureza de Deus que é expressa de maneira profunda na Cruz de Cristo. Identifique como a Boa Nova reflete o caráter de Deus refletido na Cruz.

6. Qual a RESPOSTA esperada dos que são abençoados pela BOA NOVA?

A ação graciosa de Deus sobre o problema, suprindo a necessidade humana deve promover uma resposta por parte daqueles que são abençoados. Esta resposta pode ser uma mudança pessoal, uma atitude na direção de Deus, uma ação de serviço, etc.

7. Qual PROBLEMA equivalente no contexto dos ouvintes do sermão?

Identifique no contexto atual o mesmo tipo de problema revelado no texto bíblico.Declare o problema em uma frase clara e concisa. A identificação de um problema equivalente permite uma aplicação fundamentada na Palavra de Deus.

8. Qual é a NECESSIDADE atual provocada por este problema?

O problema atual gera necessidades que precisam ser supridas. Identifique a necessidade mais latente entre os ouvintes. Declare isso em uma frase clara e concisa.

9. Como a BOA NOVA responde ao problema e a necessidade Atual?

A Boa Nova no texto bíblico revela a natureza de Deus que é a mesma hoje. Assim, identifique e aplique como Deus continua agindo hoje em relação ao problema e a necessidade.

10. Qual é a Resposta esperada dos que são abençoados hoje pela Boa Nova?

Identifique quais são as ações de ministério motivadas pela ação graciosa de Deus. Aponte não de forma exortativa, as possibilidades de resposta ao amor de Deus.

(1) Brian Chappel, Christ-Centered Preaching: Redeeming the Expository Preaching Sermon, Grand Rapids, MI: Baker Books, 1994, p.42

(2) Paul S. Wilson, The Four Pages of the Sermon, A Guide to Biblical Preaching. Nashville, Abgnon Press,1999, p. 74

(3) Sidnei Greindanus no livro O pregador Moderno e o Texto Antigo.