Jesus Cristo é o Senhor do Trabalho: O cansaço na prática do bem - alternativas para o desgaste profissional

O que motiva a nossa prática profissional? O que buscamos através dela? Quando – e como – ela realmente nos satisfaz? 

Quando realmente praticamos o bem? E afinal, de que bem somos capazes? Por que nos cansamos? A compaixão também cansa?

O poeta bíblico afirma: “Ó Deus, Tu atentas aos trabalhos e à dor” (Salmo 10:14). Ainda assim, não é sempre que temos a mesma percepção que o salmista. Tentamos exercer nossa vocação cultivando dignidade e honestidade em nós e nos outros, mas estresse, frustração, fadiga e esgotamento parecem estar por perto com mais frequência do que gostaríamos. Há sempre novos diagnósticos possíveis: “Burnout“, “Transtorno de estresse pós traumático“, “trauma primário” e “trauma secundário“. Em meio a tudo isso, é importante nos questionarmos quais as tarefas, pessoas e circunstâncias estão mais suscetíveis e vulneráveis a estes riscos, bem como quais os meios e recursos disponíveis para prevenção e recuperação.

A vocação cristã nos leva a constantemente cuidar de outros, seguindo o exemplo de Cristo. No entanto, muitas vezes somos nós que precisamos de cuidado – até mesmo para continuarmos a exercer bem nossas atividades. Neste curso, vamos conversar sobre como o senhorio de Cristo sobre o nosso trabalho deve ser também o governo dele sobre nossa saúde físico-emocional, sobre nossas expectativas e até mesmo sobre nosso cansaço e frustrações relacionadas as atividades profissionais.

2
créditos

Obrigatória para o curso no Vocatio

Próximas ofertas dessa disciplina:
Essa disciplina não está sendo oferecida em nenhum pólo no momento. Fique atento à agenda do Seminário para quando ela será oferecida.