Igreja é a comunidade dos discípulos, um organismo vivo que opera na lógica do reino. Sua constituição, seu desenvolvimento, seu crescimento, suas relações de serviços, seus ministérios e lideranças, e sua missão, se desenvolvem sobre as bases do evangelho do reino, à imagem das relações na Trindade.

Muitas comunidades têm tido como base uma lógica vetero-testamentária fora da ótica das lentes do evangelho. São comunidades onde as relações de comando, a política de ministérios e lideranças, a relação com a sociedade em missão e testemunho, se assemelham mais ao Israel em guerra do que ao Cristo em sacrifício.

Por outro lado, surgem comunidades que se apoiam em modelos de governança nos moldes da lógica empresarial, corporativa e mercantilista, onde com miopia se lê o evangelho, e onde a comunidade mais se parece com uma equipe que cumpre metas em busca de lucro, do que com o Cristo que deixou sua glória a favor dos homens.

Espero que nestes cinco dias possamos refletir sobre a vida de Deus em Cristo e sobre o reino de Deus descrito no evangelho. Buscaremos uma "hermenêutica eclesiológica", para que nossas comunidades se desenvolvam de forma saudável.

Deus abençoe a todos

créditos

Optativa

Próximas ofertas dessa disciplina:
Essa disciplina não está sendo oferecida em nenhum pólo no momento. Fique atento à agenda do Seminário para quando ela será oferecida.