DIFERENCIAIS

CONTEXTO URBANO

O Currículo é elaborado e constantemente atualizado para adequar-se aos desafios do contexto urbano. Utilizamos de marcos referenciais para prosseguir dialogando com a sociedade em constante mudança e questionamentos contemporâneos. A formação do aluno é, portanto, feita a partir de marcos referenciais, porém visando prepará-lo para responder perguntas que ainda estarão emergindo nos próximos anos, como um motorista que se utiliza de retrovisores para a sua referência, mas foca seu olhar para o que está à frente.

O Seminário tem também fácil acesso, a 500 metros do metrô Vila Mariana e terminal rodoviário, facilitando a locomoção do aluno apesar do trânsito intenso da cidade.

FLEXIBILIDADE E PROGRAMA PERSONALIZADO

Além de cursos diferentes com propostas diferentes, o aluno tem a possibilidade de montar a sua própria grade do semestre, ou seja, de acordo com sua disponibilidade de agenda e recursos, pode decidir por estudar em determinados dias da semana com suas matérias específicas, ou mesclar aulas nos períodos diurno e noturno, ou ainda complementar com intensivos. 

O Programa para o aluno deve cumprir os requisitos do curso escolhido, porém é feito de forma individual e personalizado, com orientação adequada para o curso e matérias que se encaixem no aprendizado contínuo do aluno, seu chamado e ministério; e respeitando o seu ritmo e momento de vida.

APOIO E OPORTUNIDADES

O Seminário oferece apoio e acompanhamento ao aluno, observando não só a qualidade de seus estudos mas o seu crescimento espiritual, suas dificuldades pessoais e ministeriais e sua caminhada de maturidade. Para isso, a equipe e professores estão sempre dispostos a ouvir e interceder pelos alunos, e ajudar a achar soluções possíveis para as dificuldades de todas as ordens.

Dentre algumas das oportunidades que a escola oferece, os alunos têm a possibilidade de participar da formação de líderes em regiões carentes, servir dentro da escola como monitores, ajudantes, ministros de louvor, etc., e servir à Igreja e comunidades parceiras.

DIVERSIDADE CULTURAL

Uma das tônicas da escola é que o aluno aprenda a dialogar com o outro, e ele tem a oportunidade de aprender isso na prática já que o ambiente acolhe uma enorme diversidade cultural. Alunos de diferentes nacionalidades, idades e denominações são bem-vindos e acolhidos pela escola, que se interessa em estudar a Palavra de Deus acima de qualquer denominação ou posição teológica. A diversidade torna-se uma riqueza em troca de experiências e posições, onde o diálogo prevalece e o outro é respeitado.

COMUNHÃO E ESPIRITUALIDADE

Para o Seminário a questão comunitária é muito importante. Por isso, continuamente nos esforçamos para criar um ambiente acolhedor onde os alunos consigam aproveitar o espaço para desenvolverem seu relacionamento com Deus e com os irmãos.

LAZER

Localizado no andar abaixo à direita, encontra-se uma área de lazer equipada com pebolim e tênis de mesa onde os alunos podem usufruir em horários sem aula.

DESCANSO E COMUNHÃO

No andar térreo e no andar abaixo temos espaços com sofás que podem ser utilizados para descanso e também para os alunos conversarem e desenvolverem comunhão.

ESTUDOS EM GRUPO

Incentivamos os alunos a estudarem em grupo nas dependências do Seminário e intencionamos futuros projetos para aproximar profissionais de áreas semelhantes visando uma enriquecedora troca de experiências.

INCENTIVO À ESPIRITUALIDADE

A teologia e a espiritualidade devem caminhar de mãos dadas no crescimento e amadurecimento do aluno. A espiritualidade é imprescindível para que o aluno não se perca em meio aos estudos e esqueça de seu relacionamento com Deus. Os professores são também pastores com o desafio de não se limitarem apenas ao compartilhamento de informações, mas serem instrumentos de Deus para lapidar o aluno segundo o caráter de Cristo.

CAPELA

Além da Aula Inaugural temos horários de Capela onde os alunos se juntam para um momento comunitário de celebração, compartilhamento e intercessão.

SALA DE ORAÇÃO

A sala de oração fica no andar abaixo, à direita dentro biblioteca. É uma pequena sala destinada à oração e tempo à sós com Deus ou de intercessão com irmãos. Todos os alunos são muito bem-vindos para usufruírem ao máximo dessa sala.

Uma das frases prediletas da liderança do Seminário é:  “de joelhos não caímos”.

Vivemos tempos em que a espiritualidade sadia – regada com sólida teologia, piedade e realidade – tem sido negligenciada. É necessário vencer a tentação do imediatismo e os perigos da superficialidade. No Seminário Servo de Cristo encontramos pessoas e ferramentas que nos ajudam a desenvolver uma espiritualidade assim. Não há atalhos. Mas há escolhas.
Luiz Fernando Arêas