Cursos Modulares

D.Min. – Estudos Doutorais em Ministério

D.Min. – Estudos Doutorais em Ministério (Doctor of Ministry) é um curso que busca responder aos novos desafios do ministério pastoral. Ele reflete a compreensão de que um curso de teologia tem que ser, ao mesmo tempo, condizente com o texto bíblico e adequado ao contexto multicultural brasileiro.

O Seminário Teológico Servo de Cristo oferece o D.Min. por meio de um programa modular, buscando sempre associar teoria e prática. Para isso, leva em conta os subsídios bíblico-teológicos e a experiência de campo dos estudantes.

Estrutura e carga horária

O programa é estruturado em 12 disciplinas, dividas em 9 módulos online (síncronos) e 3 seminários presencias, totalizando 510horas (330 horas-aula mais 180 horas de leituras e tarefas [30 horas-aula mais 20 horas de leituras e tarefas por módulo online, mais 20 horas-aula por seminário presencial). São lecionadas 4 disciplinas ao ano (3 módulos online e 1 seminário presencial), que equivalem a 200 horas.

Cada módulo online acontece ao longo de duas semanas espaçadas em dois meses, de segunda a sexta, à noite. Na primeira semana, o aluno recebe conteúdo teórico por meio de aulas e leituras. Na segunda semana, o aluno recebe conteúdo prático por meio de atividades em sala e deve apresentar as tarefas propostas pelo professor (normalmente, um trabalho escrito e uma apresentação oral do mesmo).

Cada seminário presencial acontece dentro de uma semana, de terça a quinta, nos períodos matutino e vespertino. De manhã, os alunos se reúnem em sala nas dependências do Servo de Cristo para trabalharem a metodologia para o projeto ministerial, integrando o conteúdo adquirido ao longo do ano e preparando em partes o trabalho final do programa. À tarde, os alunos podem se reunir com seus respectivos orientadores.

 

Como são as aulas

Aulas e debates em classe serão complementados com leituras, trabalhos e atividades extracurriculares. Os/as professores/as do curso oferecerão orientação formal e informal, além de oportunidades de interação para o compartilhamento das diferentes realidades e práticas ministeriais dos/das estudantes.

Destacamos que o D.Min. se difere do Doutorado em Teologia na medida em que o seu objetivo está direcionado na investigação teórico/prática e voltada para a aplicação ministerial. Assim, enquanto que na conclusão para os demais cursos de doutorado stricto sensu é concedida após apresentação de uma tese de contribuição original, ou de uma síntese de um campo distinto de conhecimento teórico, no D.Min. é concedido à certificação logo após a conclusão bem sucedida de um trabalho baseado no ministério.

Solicitação de Admissão

Carta de Recomendação

 créditos são necessários para finalizar o curso


Disciplinas do curso:

Professores do curso: