Mudança de página ou troca de livro?

Ziel Machado
3/12/2020
Crônicas

Diz assim a sabedoria popular: “às vezes é tempo de virar uma página, outras vezes, é tempo de trocar de livro”. Este adágio sempre me intrigou, ele me faz refletir sobre o tipo de mudança adequada para cada momento de minha vida. Outubro é o período no qual eu organizo a agenda pessoal e ministerial do ano seguinte. Separo uns dias para o silêncio e discernimento e, neste contexto, analiso cada oportunidade de serviço que me foi apresentada, as datas, os fluxos de ritmo de trabalho e a relação, de cada uma destas oportunidades ministeriais, com o meu eixo vocacional. Assim nasce o calendário pessoal e ministerial do ano seguinte.

‍Em 2020, com os desafios que temos enfrentado, só consegui realizar 70% do que planejei. Além disso, neste ano, não pude participar de nenhuma prova de longa distância, a corrida ganhou outra função e aporte para minha vida neste ano. Não “maratonei” mas não me frustrei. Este ano tem sido um tempo de preparo para uma nova etapa. 

2020 se mostrou como um tempo para trocar de livro e não apenas virar uma página. Ainda estou buscando entender a amplitude desta mudança, mas o simples fato de entender a natureza desta mudança já me deu uma clareza sobre qual deve ser o eixo de referência para esta próxima etapa. Uma etapa de vida marcada por uma mobilidade muito menor mas com um foco mais concentrado naquilo que me sinto chamado a fazer, claro que com a devida permissão do Senhor. Aquilo que imaginei ser o meu foco após os 60 anos se antecipou em um ano, o que me ajudou a definir os próximos passos. Isso confirma o ensino bíblico que diz: “ O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” Provérbios 16.1

‍Quais são as lições que 2020 te trouxe? Que tipo de mudanças serão necessárias? É tempo de virar uma página ou de trocar de livro?

‍Abração,
Ziel Machado.