Buscando o aperfeiçoamento na experiência

Madalena Molochenco
28/4/2022
Espiritualidade
Devocional

Você já viu uma imagem como essa? É conhecida como ‘arte em casca de ovo’. Incrível, concorda comigo?

Ao olharmos para uma arte como essa vêm à nossa mente a frase: que perfeição! Como uma pessoa é capaz de fazer algo tão perfeito?

Por outro lado, também podemos afirmar: para conseguir tamanha perfeição foi necessário muito treino e esforço na busca de aperfeiçoamento para um resultado tão excelente.

Perfeição e aperfeiçoamento são processos e a nossa vida está cheia de experiências desse processo. Vejamos: 

  • O Aperfeiçoamento nos remete para algo em movimento, nos remete para ação, para a busca de algo, de um alvo, algo que nos leve a um objetivo. Aperfeiçoamento implica em movimento, não é estático. Para o aperfeiçoamento é preciso se empreender, se esforçar na busca de seu alvo. O aperfeiçoamento demanda tempo, preparo e uma grande dose de paciência. O aperfeiçoamento não vem de graça.
  • A Perfeição, ao contrário, nos remete a algo estático, já pronto acabado. Não é mais preciso mexer, mudar, transformar, já está pronto. É perfeito e está acabado.

Na Bíblia, versão Almeida, encontramos 2 passagens sobre o aperfeiçoamento: 2 e Efésios 4.11 a 13

E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que cheguemos a unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”, [...]cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

O apóstolo Paulo nestas duas passagens nos lembra de que o aperfeiçoamento vem vinculado ao corpo de Cristo e ao falar sobre o corpo de Cristo, nos chama à responsabilidade lembrando que:

  • Os dons têm como objetivo o aperfeiçoamento e são para o serviço cristão;
  • São distribuídos pelo corpo de Cristo e são para a edificação deste corpo de Cristo num movimento sempre contínuo com uma finalidade de chegar à unidade da fé [...] e ao conhecimento do Filho de Deus;
  • O aperfeiçoamento é para a busca do varão perfeito, para a perfeita varonilidade em cooperação promovendo o próprio crescimento.

Entende-se então que este movimento do aperfeiçoamento dos salvos, esta ação contínua em nossa vida, se processa através de experiências. Deus trabalha em nossa vida por meio de experiências para nosso crescimento e distribui os dons entre os cristãos para o aperfeiçoamento do corpo.

Gostaria de compartilhar as ideias de um filósofo e educador espanhol chamado Jorge Larrossa que escreveu um texto sobre A Experiência. Ele inicia seu texto afirmando que experiência é aquilo que nos acontece, o que nos passa. Entretanto, a experiência para este autor é cada vez mais rara e explicita algumas razões para isso. Ele diz que a experiência é cada vez mais rara: pelo excesso de informação, que não traz experiência; pelo excesso de opinião, onde somos cada vez mais cobrados sobre nosso parecer sobre isso ou aquilo; pela falta de tempo, característica do mundo imediato; pelo excesso de trabalho onde precisamos acompanhar o ‘mercado’ como exigência do ativismo. Afirma ainda o autor que para que possamos ter algo que nos aconteça é preciso nos abrirmos e nos expormos para a experiência. “É incapaz de experiência aquele a quem nada lhe passa, a quem nada acontece, a quem nada sucede, a quem nada o toca, nada lhe chega, nada o afeta, a quem nada o ameaça, a quem nada ocorre”.

Deus trabalha em nossa vida por meio de experiências e não há outra maneira de lidar com nosso coração humano. A palavra experiência tem em sua raiz o sentido de provar, experimentar. Esse texto já está ficando longo demais e vamos finalizar. Paulo nos exorta ao aperfeiçoamento, ao crescimento do corpo por meio dos dons. Crescendo o corpo cresce o cristão. Fica aqui nosso desafio de pensarmos as experiências de nossa vida para edificação do corpo de Cristo.

BONDIA, Larossa. Notas sobre a experiência e o sabor da experiência em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt&format=pdf.