A questão vocacional: retornos e retomadas

Ziel Machado
30/7/2019
Pastoral

Algum tempo atrás eu compartilhei com vocês a grande lição que aprendi neste semestre, a de que o retorno traz consigo a possibilidade de retomar, de renovar. São como portas de oportunidade que Deus coloca em nossos caminhos.

No início deste ano, ao retornar a minha cidade de origem, pude retomar os vínculos com amigos e amigas, todos muito queridos, com quem caminhei boa parte da minha infância. Estes vínculos renovados tem me proporcionado doses de alegria, por meio de nosso contato frequente.

O aprendizado que veio primeiro como uma experiência de vínculo pessoal, neste segundo semestre, se revelou como uma experiência vocacional/ministerial. O meu retorno a IFES, em uma diferente função, me desafia um enfoque renovado na minha vocação. O resultado deste processo é um aprimoramento de foco, ao desafio de me debruçar sobre os temas que são centrais na minha vocação e, a partir deles, saber ao que dizer sim e ao que dizer não. Isso me ajuda a seguir na trajetória da maturidade, conforme aprendi com meus mestres, que se expressa em saber simplificar, reduzir e renunciar.

A tarefa dos próximos dias será organizar os autores e as obras que me ajudarão a manter o foco, organizar os tempos para proteger as prioridades, discernir as distrações, trocar o agito convidativo da superfície para encontrar a alegria serena da profundidade, evitar a vaidade do "saber" para repousar na humildade silenciosa de aprender a conhecer. De forma mais radical ainda, repousar na paz de ser conhecido, conforme a poesia deste canto que expressa, com precisão, os anseios de meu coração:

All I once held dear, built my life upon

All this world reveres, and wars to own

All I once thought gain I have counted loss

Spent and worthless now, compared to this

Knowing you, Jesus

Knowing you, there is no greater thing

You´re my all, you´re the best

You´re my joy, my righteousness

And I love you, Lord

Now my heart´s desire is to know you more

To be found in you and known as yours

To possess by faith what I could not earn

All-surpassing gift of righteousness

Oh, to know the power of your risen life

And to know You in Your sufferings

To become like you in your death, my Lord

So with you to live and never die

Antes que o novo semestre, e seu agito se inicie, encorajo a todos a fazerem esta pergunta vocacional: quais são as portas abertas que o Senhor tem colocado diante de mim?

"Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome....Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." Apocalipse 3:7-10

Forte abraço

Ziel J. O. Machado

Canção: Knowing You Jesus by Graham Kendrick