Há uma crescente demanda por metodologias de pesquisa em populações urbanas para fins missionários, especialmente visando a plantação de igrejas. Essa demanda é resultado do fenômeno global de urbanização que se dá em uma escala impressionante. Mesmo os povos mais tradicionais em áreas remotas do planeta têm sofrido intensa atração pela centrífuga urbana. a globalização, outro fenômeno de nossa época, tem promovido o encontro de povos, línguas, culturas, cosmovisões e religiões sem precedente em toda a história. Ambos fenômenos tendem a fazer das cidades o principal ponto de influência cultural em nossa época.

PROBLEMA GERAL:

No meio cristão evangélico, as cidades se tornam um dos principais pontos de atenção, propondo dois desafios à igreja de Cristo. O primeiro, é aprender a ser sal e luz neste terreno onde a cultura tende não apenas a se distanciar dos princípios de deus, mas desponta nas últimas décadas como questionadora, quando não opositora, à fé. O segundo, é espalhar o evangelho de forma teologicamente fiel e culturalmente compreensível, plantando igrejas que encarnem e proclamem os valores do reino de Deus.

OBJETIVOS GERAIS:

O objetivo deste módulo é promover a compreensão do espaço urbano e sua população, bem como direcionar as conclusões para o desenvolvimento de estratégias de evangelização e plantação de igrejas. Ao concluir esta disciplina o aluno será capaz de:

- Estudar e conhecer a cultura, mesmo que seja a sua própria, de modo intencional. Em nosso caso, especialmente, a partir do método URBANUS.

- Aplicar o método URBANUS na prática das aulas compreendendo o processo histórico, geográfico, cultural e populacional da região alvo da pesquisa.

- Aprender a interpretar sua própria cultura ou uma cultura diferente de sua própria.

- Realizar um trabalho básico de pesquisa de campo.

- Demonstrar condições de reconhecer a partir do Evangelho a importância do outro, nosso próximo. (Mc. 12. 32-33)

- Valorizar o estudo antropológico missionário reconhecendo e aplicando a realidade prática de campo.

2
créditos

Obrigatória para MIS (Master of Intercultural Studies)

Próximas ofertas dessa disciplina:
Essa disciplina não está sendo oferecida em nenhum pólo no momento. Fique atento à agenda do Seminário para quando ela será oferecida.