+

SAIBA MAIS SOBRE ESTA DISCIPLINA

19/2/2019
à
18/6/2019
7:00 pm
à
10:30 pm
ministrada por:
Servo de Cristo
Rua Bartolomeu de Gusmão, 521 Vila Mariana

Ementa: Uma introdução teológica ao Pentateuco (Gênesis—Deuteronômio) mediante a análise de aspectos histórico-culturais, literários e de temas centrais de cada livro, observando o desenvolvimento desses temas no AT e no NT.

Problema Geral:  Como ocorreu o processo de produção do Pentateuco e a que público do antigo Israel ele se destinava? Quais são as características literárias predominantes de cada volume do Pentateuco e de que forma elas refletem padrões literários do antigo Oriente Próximo? Que temas teológicos centrais podem ser identificados no Pentateuco e de que maneira eles se desenvolveram ao longo do AT e do NT?

Objetivos gerais:

- Entender o processo de produção do Pentateuco mediante uma avaliação das teorias de autoria mosaica e das fontes e à luz do processo de letramento do antigo Oriente Próximo (AOP).

- Analisar os aspectos literários específicos dos volumes que formaram o Pentateuco em comparação com elementos comuns encontrados na literatura do AOP.

- Identificar os temas teológicos centrais de cada livro do Pentateuco, bem como de seu conjunto.

- Apresentar o desenvolvimento desses temas centrais ao longo da Bíblia e suas implicações para uma abordagem cristã do cânon.