PALESTRAS ESPECIAIS COM JASON LEPOJÄRVI

`Deus é amor, mas o amor não é Deus: um novo olhar sobre Os Quatro Amores de C. S. Lewis`

O que é o amor? Toda forma de amor é valida?

O amor traz felicidade? Devemos sempre segui-lo? De que maneira ele pode ou deve influenciar nossas ações?

Vivemos numa sociedade que valoriza cada vez mais os sentimentos. Uma cultura onde frases como “mais amor, por favor” ou “toda forma de amor é válida” parecem tomar o amor como critério que julga toda e qualquer ação. Em paralelo, a ênfase no “amor-próprio” tornam afirmações deste tipo perigosas. Afinal de contas, o que é o amor?

Em 1960 C.S. Lewis publicou o livro “Os quatro amores“, explorando diferentes naturezas do amor na perspectiva cristã: “afeição”, “amizade”, “eros” e “caridade”. Neste curso, Jason Lepojärvi explorará o pensamento de Lewis quanto ao sentido do amor e o valor que devemos dar a ele.

PROFESSOR

Filho de mãe canadense e pai finlandês, Jason Lepojärvi é um estudioso de teologia e filosofia protestante e católica, atualmente atuando como professor de Religião na Thorneloe University (Ontario, Canadá), onde mora com sua esposa e duas filhas.

É formado em teologia e filosofia pela Universidade de Helsinki, onde fez mestrado tendo como objeto de estudo a teologia do corpo e da sexualidade no pensamento de João Paulo II. Prosseguiu com estudos de como pesquisador visitante em Oxford (Oriel College e St. Bennet’s Hall), onde desenvolveu sua tese de doutorado: “Deus é o amor, mas o amor não é Deus: A teologia do amor de C.S. Lewis” (2015). Nela, analisa criticamente a posição de C.S. Lewis e sua contribuição ao debate sobre o amor (“agape” vs “eros“). Ainda em Oxford, atuou por dois anos como presidente da Oxford University C. S. Lewis Society. No biênio de 2017-18, foi professor residente no Regent College , avançando em sua pesquisa de pós-doutorado sobre a teologia do amor, intitulada “Idolatria: Perspectivas Católicas e Protestantes”.

Datas: 15 e 16 de abril

Valor: R$ 20,00 (cada dia) para não matriculados no Seminário.

Inscrições e Informações: secretaria@servodecristo.org.br / Tel: 5083-3131 (a partir de 01/04)

* Alunos do Servo de Cristo entrar em contato com a secretaria para fazer a inscrição obrigatória com valor diferenciado.

 

*Apesar de não ser requisito essencial, recomenda-se para melhor aproveitamento das palestras a leitura do livro Os Quatro Amores - C. S.Lewis

 

 

Servo de Cristo

Rua Bartolomeu de Gusmão, 521

19h00-21h45