Apresentação do curso:
Impossível desconsiderar os desafios, os riscos, as incertezas, os dilemas e os medos que enfrentamos ao escolhermos a jornada da reconciliação. Como nos preparamos, então? E o que nos conduz à difícil decisão de andar em direção ao oponente nesta jornada? Em Jesus, o amor reconciliador de Deus se fez presente. Sim, é necessário que alguém encarne o amor verdadeiro e ouse viver o sonho de que é possível reconciliar seres humanos. Em última análise, a jornada do conflito à reconciliação é uma corajosa jornada com Deus.

Neste curso iremos:
• Examinar como Jesus era presente e se relacionava, inclusive com quem lhe desejava mal, manifestando graça e oferecendo reconciliação. Como podemos encarnar esta mesma qualidade de presença como embaixadores(as) da reconciliação?
• Usar as lentes da transformação do conflito para estudar a história de Esaú e Jacó como uma jornada da inimizade à reconciliação, uma história repleta das mesmas dificuldades que enfrentamos em nossos dias: complexidade, confronto e ruptura.
• Identificar como construir diálogos e jornadas de reconciliação em nossas igrejas como resposta a conflitos que distorcem percepções, interrompem a comunicação, rompem relacionamentos e corrompem estruturas.
• Conhecer e aplicar processos efetivos de diálogo alicerçados nos valores do Reino de Deus e práticos para a abordagem de temas difíceis e incômodos.
• Conhecer casos reais de processos de diálogo e reconciliação.

2
créditos

Optativa

Próximas ofertas dessa disciplina: