VOCATIO: Integrando fé, trabalho e cultura

VOCATIO é um ministério do Centro Cristão de Estudos (CCE) que tem como proposta refletir sobre o significado de uma das mais básicas confissões cristãs: “Jesus Cristo é o Senhor”. 

Buscando entender e viver essa confissão, nos pautamos em algumas perguntas: O que essa confissão significa para cada área da nossa vida? Que implicações ela gera na forma que vemos e vivenciamos nosso trabalho, família, relacionamentos, cultura, política, economia, ciência? Que mudanças ela traz para cada um de nós?

Refletindo nessas questões, o propósito do VOCATIO é integrar nossa fé pessoal em Cristo com o trabalho e a cultura. Cremos que o que cada cristão faz no seu dia a dia, importa a Deus e ao seu reino. A partir disso, também nos questionamos constantemente:

  • Deus se importa com o que eu faço no meu trabalho?
  • Deus se importa com a forma como eu faço o meu trabalho?
  • Qual é o meu chamado/vocação?
  • Que relação o meu trabalho tem com o reino de Deus?
  • O que eu faço no meu trabalho é importante para o reino de Deus?
  • Se eu sou a única evidência do reino de Deus no meu trabalho, o que meus colegas estão vendo e ouvindo de mim?
  • O que significa para mim ser um embaixador de Deus no espaço público?
  • Se sou uma nova criatura e vivo a realidade do “novo céu e da nova terra”, como isso deve se expressar em minha vida pública?
  • Minha família reconhece meu trabalho como uma missão para Deus?
  • Como minha igreja vê o meu trabalho?
  • Reconheço que estou servindo a Deus apenas quando participo de alguma atividade na igreja ou reconheço que também sirvo a Deus quanto entro no meu ambiente de trabalho?
  • De que forma a confissão de que Jesus Cristo é o Senhor se expressa no meu trabalho, relacionamentos, família, igreja e sociedade?

 Se essas perguntas também te estimulam, esperamos que compartilhe da nossa busca em como podemos integrar melhor nossa fé, nossa atividade profissional e nossa participação na cultura e na esfera pública.

 

ESTRUTURA  

Nosso programa regular está baseado em 8 módulos por ano, sendo possível participar de duas formas: aluno(a) ouvinte e aluno(a) regular.

Alunos ouvintes podem participar de módulos avulsos, engajando-se na discussão proposta pelo módulo (participação nas aulas) sem se comprometer com todas exigências e demanda de tempo do programa regular.

Alunos regulares são aqueles que optam por uma imersão e dedicação de tempo maiores, cumprindo todo o programa. O programa completo de cada módulo envolve quatro etapas: (1) aulas, (2) leitura, (3) mentoria e (4) trabalho escrito.

  1. Aulas: o início de um modulo ocorre com a ministração de um curso por um professor (sexta-feira a noite e sábado pela manhã), totalizando de 6 horas de aula.
  2. Leituras: ao final das aulas, serão distribuídos textos para leitura, que deverão ser lidos nas próximas duas semanas.
  3. Mentoria: terminando as duas semanas de estudo, os alunos se reunirão em grupos menores com um mentor. Os objetivos desse encontro menor são: (1) a reflexão teológica, histórica e pessoal; (2) o fortalecimento espiritual mútuo dos participantes; (3) o compartilhamento de experiências pessoais da confissão do senhorio de Cristo.
  4. Trabalho escrito: Nas duas semanas seguintes à reunião de grupos, cada aluno deverá escrever um pequeno trabalho de reflexão pessoal. No final desse período, o grupo reunir-se-á novamente e cada aluno terá 10 minutos para apresentar seu trabalho.

 

Informações e Inscrições

http://www.projetovocatio.com.br/

16
 créditos são necessários para finalizar o curso


Disciplinas do curso:


Confira as disciplinas deste curso disponíveis neste semestre:

Nenhuma disciplina encontrada.

Professores do curso: